É um momento de dor, de tristeza e muitas vezes é preciso do abraço de um familiar ou de um amigo. Os velórios, neste período de pandemia, foram reduzidos para apenas 4 horas.
A Acesc (Administração dos Cemitérios e Serviços funerários de Cascavel) tem percebido que que algumas famílias têm descumprido a determinação que foi repassada pelo Ministério da Saúde.
O que principalmente tem sido notado é a aglomeração de pessoas nas capelas. O superintendente da Acesc Beto Guilherme explica que entende sofrimento dos familiares no momento, mas, a melhor medida ainda neste momento é a utilização de máscaras, distanciamento e utilização de álcool em gel.
A Acesc recomenda que apenas familiares fiquem na capela e se os amigos entrarem, quem fiquem por pouco tempo, pensando na outra pessoa que está do lado de fora aguardando para acessar a parte interna.
Houve a informação de possível falta de álcool em gel nas capelas, mas Beto Guilherme conrima que existe estoque do produto e essa informação não é verdadeira.
Para que sejam mudadas as medidas com a chegada da vacina em cascavel, a Acesc afirma que as normas serão repassadas pela Anvisa e descritas pelo Ministério da Saúde.