Cascavel recebe 22 mil cartões do Programa Comida Boa

O prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Assistência Social, Rose Vascelai, receberam, na tarde desta quinta-feira (7), 22,3 mil cartões do Programa Comida Boa, criado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) para fornecer alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A entrega foi feita pelo chefe regional da Seab, Manoel Márcio Chaves.

O programa será operacionalizado por meio de um voucher com QR Code, para evitar falsificações. O valor de cada vale será R$ 50 e a distribuição será feita com auxílio da prefeitura.

O programa de auxílio emergencial terá duração de três meses, com possibilidade de prorrogação, e é destinado a famílias mais vulneráveis. A base de beneficiários é o Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do País. A concessão do benefício é exclusivamente para a compra de produtos da cesta básica e os recursos são do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza.

Já há uma definição prévia, por parte dos Estado, dos nomes de 18,6 mil beneficiários em situação de vulnerabilidade social que irão receber os cartões em Cascavel. O restante passará por análise técnica da Secretaria de Assistência Social (Seaso,) que terá a responsabilidade de carregar e distribuir os cartões.

O prefeito Paranhos lembra que houve um aumento no número de famílias que passaram a depender de ações da Assistência Social, não apenas de atendimento técnico, orientação ou acompanhamento, mas também na questão alimentar. “Esse programa do governo do Estado é uma ferramenta a mais, complementando aquilo que o Município já vem fazendo”, enfatiza Paranhos.

Uma das preocupações da Prefeitura é encontrar uma fórmula de entregar os cartões sem causar aglomerações já que a responsabilidade de entrega é do Município. “É uma determinação feita pelo governo do Estado, mas a nossa equipe é muito competente e vai fazer a entrega com o menor impacto possível”, observa o prefeito.

 

Municípios

Além de Cascavel, receberam os cartões os prefeitos de Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Ibema, Iguatu, Lindoeste, Nova Aurora, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.

O superintendente da Casa Civil, Gugu Bueno, participou da entrega.

FONTE: SECOM/ASSESSORIA