Campanha de vacinação contra sarampo começa segunda-feira, em Cascavel

Após vinte anos sem registro de sarampo, o Estado do Paraná confirmou o primeiro caso da doença no ano passado. E é por essa razão que é de extrema importância que os cascavelenses sejam imunizados. Diante disso, Cascavel fará parte da mobilização nacional de vacinação contra o sarampo. A campanha começa nesta segunda-feira (10) e se estenderá até o dia 13 de março, com atendimento em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, a enfermeira Cristina Carnaval, é imprescindível que os cascavelenses procurem as unidades de saúde com a carteirinha de vacinação e sejam imunizados. “É muito importante manter em dia essa vacina”, ressalta.

O público-alvo da campanha é amplo: todos de 5 até 59 anos de idade. Para população de 5 até 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação será seletiva. “A pessoa vai procurar a unidade de saúde levando seu cartão de vacinas, caso tenha atraso na vacina, vai ser feita a vacinação da dose que estiver em atraso”, explica a enfermeira.

Para a população na faixa etária de 20 a 29 anos, a vacinação será indiscriminada, ou seja, todas as pessoas vão ter que comparecer para a vacina do sarampo, mesmo que já tenham sido vacinadas.

DIA D
A mobilização também contará com um Dia D, que já está marcado para sábado, 15 de fevereiro. Neste dia, todas as unidades básicas de saúde, das zonas rural e urbana, vão atender ininterruptamente, das 8h às 17h, com a imunização de toda a população foco da campanha.

A vacina em questão é a tríplice viral, que protege conta sarampo, caxumba e rubéola.