Centro de Atenção Especializada da secretaria de saúde enfatiza a importância dos exercícios pulmonares

A secretaria de saúde de Cascavel vem reforçando a importância de alguns exercícios, durante o isolamento social, entre eles: o exercício pulmonar. a pandemia causada pela covid-19 está fazendo com que a mudança de hábito torne-se cada vez mais efetiva quando se fala em bem estar.

Pessoas de todas as faixas etárias podem realizar atividades, desde que orientados por profissionais habilitados, como por exemplo, os fisioterapeutas. os exercícios podem ser realizados dentro de casa, seja uma dança, seja um exercício de respiração, o qual pode ser feito até mesmo na cama ou no sofá.

A médica pneumologista do centro de atenção especializada da secretaria de saúde , Daniela Pimentel Tedesco, enfatiza a importância do fortalecimento dos pulmões não somente agora, por causa da pandemia, mas sim o ano todo.

A frequência deve ser reavaliada pelo médico e pelo fisioterapeuta, pois estes irão aumentar a dificuldade dos exercícios para garantir a evolução do fortalecimento da musculatura respiratória.

Há estudos que mostram melhora da função respiratória com a prática de exercícios por pessoas saudáveis.

Familiares com doentes crônicos podem auxiliá-los na execução dos exercícios, respeitando as limitações decorrentes de sua condição clínica, o que deve ser  orientado por um profissional.