Chuva dos últimos dias eleva nível de água no Lago Municipal de Cascavel

A Chuva dos últimos dias elevou o nível de água no Lago Municipal de Cascavel. A estiagem por um longo período, foi a mais forte registrada na região, causando a diminuição da vazão do lago, que chegou ao menor volume desde a criação em 1984.

A vazão no Lago Municipal de Cascavel é de 600 litro por segundo e armazena 4 bilhões de litros de água. Com a seca no fim do ano passado, o lago baixou 1 metro 90 centímetros do nível normal, mas com a chuva logo no início do mês de janeiro deste anos, a situação já está se normalizando.

O Lago Municipal foi construído não apenas para ser um local de lazer e de contemplação ambiental, mas também para ser a grande “caixa de água” da cidade.

Sendo assim, de acordo com o secretário de meio ambiente, Wagner Yonegura, em dias de estiagem, a população seria beneficiada com o abastecimento normal de água.

A secretaria do Meio Ambiente informou que de janeiro a outubro de 2017 choveu no no ano 2.057 milímetros; no mesmo período de 2018 foram registrados 2.054 milímetros e, em 2019, apenas 1.318 milímetros. E este ano o acumulado já chega a 136 milímetros de chuva.

o Lago Municipal, segundo a Secretaria do Meio Ambiente não voltará a ser como antes, devido a uma vistoria técnica feita pelo Tribunal de Contas do Estado que determinou a retirada das placas do vertedouro que aumentava em 55 centímetros o nível do Lago.