DAS 105 VANS CADASTRADAS, 46 RETORNARÃO ÀS ATIVIDADES NESTE PERÍODO DE RETOMADA PARCIAL DE AULAS PRESENCIAIS

Iniciada ontem (1) pelos setores de Transportes Alternativos e de Fiscalização de Trânsito da Transitar (Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), foi concluída na tarde de hoje (2) a segunda vistoria semestral deste ano do transporte escolar urbano. De um total de 105 permissionários cadastrados, 46 compareceram para a volta parcial da rede particular de ensino em Cascavel. Ao todo, 27 foram aprovados e 19 apresentaram pendências. Os proprietários têm prazo até esta sexta-feira (4) para reapresentar os veículos regularizados. Do contrário, ficam impedidos de transportar estudantes sem a liberação da Transitar.

 

De acordo com o encarregado do setor de Transportes Alternativos da Transitar, Claudinei Andrade, neste momento a vistoria foi obrigatória apenas aos permissionários que estão retornando às atividades, devido às restrições da pandemia.

 

Durante a fiscalização, os agentes de trânsito observam cerca de 60 itens no veículo, relacionados tanto à documentação da van como do condutor, como tacógrafo; condições dos pneus; sistema de iluminação; apólice de seguro; habilitação do condutor na Categoria D; curso de transporte escolar; alvará de licença; licenciamento veicular, entre outros.

 

Além de apresentar em dia itens obrigatórios das vistorias anuais, este ano os permissionários precisaram também se adequar às medidas sanitárias exigidas no decreto municipal de prevenção à propagação do coronavírus. Na vistoria já foram observadas a demarcação de assentos, a disponibilização do álcool em gel no veículo e a abertura das janelas. Os passageiros também deverão ser transportados com máscara.

 

Transporte Rural

Nesta quinta-feira (3) será a vez do transporte escolar rural passar pela fiscalização. Ao todo sete veículos estão sendo aguardados. A vistoria será realizada nas plataformas de 25 a 32 do Terminal Rodoviário, no período das 13h30 às 16h30.