Dengue: Cascavel tem alto risco para epidemia

Atenção, Cascavel: as ações de combate à dengue não podem parar. Para vencer a guerra contra o mosquito Aedes aegypti, a batalha tem que ser diária. Conforme os dados do boletim epidemiológico do Estado do Paraná, Cascavel contabiliza de julho de 2019 até agora, 652 casos notificados. Desses, 355 foram descartados, 264 ainda estão em análise e 43 casos confirmados de dengue. Esse quadro coloca o Município numa posição preocupante, com um alto risco para epidemia, considerando o índice de infestação de 5,2% do LIRAa (Levantamento de índice Rápido Amostral por Aedes aegypt) e as condições climáticas.

Dessa forma, não é hora para baixar a guarda para a dengue, ao contrário, ainda é verão e o clima está propício para a disseminação do mosquito. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, o momento é para reforçar os cuidados. “Ainda não estamos em epidemia, mas precisamos desencadear ações, como a do mutirão, porque nosso LIRAa está muito alto”, reforça.

O mutirão a que ela se refere é o realizado pelas agentes de Endemias com o apoio do Exército Brasileiro, Secretaria de Meio Ambiente, Território Cidadão e outros órgãos, que foi iniciado no último dia 27 de janeiro. A campanha já visitou mais de 23,4 mil residências até ontem (4), em Cascavel. O trabalho já passou pelos bairros Morumbi, São Cristóvão, Parque Verde, Aclimação e Tropical. Atualmente, já foram iniciadas ações no Jardim Padovani e no Santa Felicidade. O cronograma prevê que os próximos bairros serão: Santa Cruz, Santo Onofre e Jardim Palmeiras.

Um dos grandes empecilhos para a realização do mutirão é a quantidade de casas fechadas encontradas pelos agentes. “A população precisa colaborar nisso e atender ao pedido de agendamento, pode ser fim de tarde e fim de semana. Só não é possível de noite, pois no escuro fica difícil a inspeção”, recomenda a diretora. O telefone para contato é o 3902-1769.

Confira os dados do mutirão até o momento
27/01 a 01/02
16.876 casas visitadas/inspecionadas

Sendo:
11.506 abertas
5.371 fechadas
233 amostras de larvas coletadas
127 notificações emitidas

No sábado foi realizada ação de retorno em residências notificadas e em residências que fizeram agendamento via telefone para inspeção
76 casas inspecionadas pós- agendamento
40 retornos de notificações

03 e 04/02
6.531 casas visitadas/inspecionadas
4.063 casas abertas
2.468 casas fechadas
92 amostras de larvas coletadas
52 notificações emitidas

Informações e foto: Assessoria Prefeitura de Cascavel