Ministra e equipe técnica avaliam pessoalmente prejuízos causados pela estiagem em Cascavel e região

“É muito triste isso que está acontecendo na região de Cascavel, no Paraná como um todo, essa seca que feriu, machucou todos os agricultores. Ficamos felizes quando um governo tem uma Ministra com  esta sensibilidade de vir e perceber os prejuízos que nos causou esta estiagem.   A Ministra está sentindo na pele o que os nossos agricultores estão sofrendo com a falta de chuva”.

A constatação foi feita pelo vice-prefeito , Renato Silva, que acompanhado do secretário de agricultura, Renato Segalla e do vice governador , Darci Piana, recepcionou na manhã de hoje (13) a Ministra da Agricultura,  Tereza Cristina e técnicos do Governo Federal. Eles vieram para ver ‘in loco’ a situação das plantações de soja e milho, castigadas pela estiagem severa registrada no Estado.

 “Nós viemos conversar com os Estados, com os produtores rurais, pra gente ter esta avaliação mais precisa. Também vamos  receber um documento dos Estados pra gente saber as ações que poderemos fazer para ajudar. E, ao chegar em Brasília vamos fazer o encaminhamento das ações e decisões”, disse a Ministra, Tereza Cristina.

A Ministra e sua comitiva estiveram em uma propriedade rural, em Lindoeste, e depois acompanhada do vice-prefeito, Renato Silva, participou de uma reunião com produtores rurais e lideranças cooperativistas, no Sindicato Rural Patronal. “Nós montamos uma comissão de avaliação da situação de estiagem nos Estados. Nós temos que correr pra ter estas decisões prontas para que os produtores comecem a safrinha que está chegando. O Paraná é o Estado mais impactado pela estiagem pois estamos registrando este fenômeno  onde nunca houve o registro, como aqui na região oeste”, falou a Ministra da Agricultura.

Vice-governador

O vice-governador, Darci Piana, que também acompanhou a Ministra em sua visita à Cascavel destacou a importância desta ação do Governo Federal em  conhecer de perto, as perdas registradas nas lavouras. “ É fundamental a chegada da Ministra para tomar conhecimento daquilo que está acontecendo. Ela vai levar o relatório do Paraná. Vai levar um espelho do que esta acontecendo aqui e as medidas serão tomadas em conjunto entre os Governos Federal e Estadual.  Vamos ter que tomar decisões o mais rápido possível porque o plantio da próxima safra já está prestes a começar”.

O secretário de agricultura de Cascavel, Renato Segalla finalizou dizendo que a visita da Ministra à Cascavel “ é muito importante  porque  há mais de 30 anos não tínhamos registros de algo nesta magnitude,  e com esta visita,  o que a gente espera é que medidas sejam anunciadas para minimizar as perdas do produtor rural, e melhore a vida de quem vive no campo”.