Paraná tem 12 casos de coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, nesta terça-feira, mais seis casos de coronavírus no Paraná. Eles estão distribuídos em Cianorte, Campo Largo, Curitiba, Pinhais e Londrina. Agora, o número de casos confirmados da doença no Paraná soma 12 pacientes. Todos os confirmados são casos importados, ainda não há registros de transmissão comunitária no Paraná.

A paciente de Cianorte tem 62 anos e esteve nos Emirados Árabes em fevereiro. Ela está em isolamento domiciliar depois de ter sido hospitalizada. O quadro clínico é considerado moderado. Já em Londrina, trata-se de uma mulher de 52 anos que esteve na Itália. Os pacientes de Curitiba são um homem de 28 anos e uma mulher de 26, que viajaram para São Paulo. O caso confirmado em Campo Largo é de uma mulher de 62 anos que viajou para a Itália. Já em Pinhais, a confirmação refere-se a um homem de 27 anos que esteve em um evento de uma multinacional com um palestrante da Espanha e pessoas de diversos estados do País.

Diante do aumento do número de casos suspeitos, e também da necessidade de resultados mais rápidos em razão da alta demanda, a Secretaria de Estado da Saúde já vai adotar a nova metodologia para os resultados, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Não será mais exigida a contraprova pelo Lacen, desde que o laboratório privado que realizou ou realizará o teste seja credenciado.

O protocolo estabelecido anteriormente era de que os exames obrigatoriamente passassem pelos laboratórios de cada estado, mesmo que já realizados por instituições privadas – ou seja, mesmo que um laboratório particular testasse positivo para a Covid-19, era necessário o envio de uma amostra do paciente para o Lacen.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que a mudança de método deve acontecer de imediato. Quem tiver dúvidas ou quiser outras orientações sobre a doença pode entrar em contato pelo telefone 0800 644 4414 ou pelo Whatsapp (41) 3330-4414. O Governo do Paraná disponibilizou, ainda, um site com diversas informações e recomendações sobre a Covid-19, o coronavirus.pr.gov.br.

fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS