SAÚDE BUCAL FAZ BUSCA DE PACIENTES PARA RETOMADA DOS ATENDIMENTOS

DESDE O INICIO DO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS, A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, ATRAVÉS DA DIVISÃO DE SAÚDE BUCAL, REORGANIZOU AS ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO.

NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES, DENTISTAS, TÉCNICAS DE SAÚDE BUCAL E AUXILIARES DE SAÚDE BUCAL COLABORARAM EM INÚMERAS ATIVIDADES ESSENCIAIS DE COMBATE À COVID-19 E TAMBÉM OFERTARAM O ATENDIMENTO DE URGÊNCIAS, COM UM CANAL DIRETO, CHAMADO CALL CENTER ODONTOLOGIA. DURANTE O MÊS DE JULHO, AS EQUIPES DE ODONTOLOGIA DAS UNIDADES DE SAÚDE E DO CEO MUNICIPAL ESTÃO REALIZANDO A BUSCA ATIVA DOS PACIENTES VIA CONTATO TELEFÔNICO.

O OBJETIVO É A REORGANIZAÇÃO DOS AGENDAMENTOS DAQUELES QUE ESTAVAM EM TRATAMENTO OU COM CONSULTA MARCADA PARA O COMPARECIMENTO DE FORMA SEGURA JUNTO AO PROFISSIONAL DA ODONTOLOGIA. A DIVISÃO DE SAÚDE BUCAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE É RESPONSÁVEL 6.000 ATENDIMENTOS NO MÊS, REALIZANDO 22.000 PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS, ATRAVÉS DOS CONSULTÓRIOS NAS UNIDADES DE SAÚDE E TAMBÉM NO CEO MUNICIPAL.

CASCAVEL É CERTIFICADA COMO 1ª DO PARANÁ E 2ª DO BRASIL EM SAÚDE BUCAL NO ANO DE 2018 E 2ª DO PARANÁ NO ANO DE 2019.

O PRÊMIO NACIONAL CFO E ESTADUAL É CONCEDIDO ÀS CIDADES BRASILEIRAS QUE SE DESTACAM NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO, OBEDECENDO ALGUNS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS MODALIDADES, DE ACORDO COM O NÚMERO DE HABITANTES. DE 0 A 50 MIL HABITANTES, DE 50 E 300 MIL HABITANTES E ACIMA DE 300 MIL HABITANTES.

OS CRITÉRIOS AVALIADOS ENVOLVERAM FINANCIAMENTO EM SAÚDE, CONTROLE SOCIAL, POLÍTICA MUNICIPAL DE SAÚDE BUCAL, ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA BÁSICA, ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA ESPECIALIZADA, PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL, VIGILÂNCIA EM SAÚDE BUCAL, DESPRECARIZAÇÃO, REMUNERAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE.