SECRETARIA DE SAÚDE DE CASCAVEL DIVULGA TELEFONE PARA ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS SOBRE O COVID-19

As informações sobre o novo coronavírus (COVID-19) vêm disseminando verdades e mentiras sobre o número de casos e também as formas de se proteger contra a doença. Diariamente, a Secretaria de Saúde de Cascavel vem atualizando os dados de casos suspeitos, descartados, entre outras informações.

Todos os dias, a secretaria mantém plantão telefônico para oferecer informações aos cidadãos, que tenham sintomas gripais, para orientá-los sobre como procederem na recuperação da enfermidade. Dessa maneira, o paciente não precisa se deslocar a uma unidade de saúde ou pronto atendimento.

O telefone de plantão para esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde é o 9 9135-8707,  das 7h às 19 horas. Para o período das 19h às 7 horas, o contato deve ser feito pelo telefone 9 8431-6339.

As informações também podem ser obtidas nas unidades básicas e saúde da família, por telefone. Há uma plataforma criada pelo Ministério da Saúde, que atualiza em tempo real todos os casos monitorados do novo coronavírus: IVIS (Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde) por meio site plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus.

É possível também baixar o aplicativo Coronavírus SUS  gratuitamente no play store do seu celular. Por meio dele, o usuário recebe informações gerais sobre formas de prevenção e também tem acesso a boletins atualizados sobre o avanço da doença em todo o País.

 

 

Confira algumas medidas de isolamento em caso suspeito de coronavírus

 1 – Manter o paciente em quarto individual bem ventilado. Caso não seja possível manter um quarta privativo, manter a distância de pele menos um metro da pessoa doente;

2 – Limitar o número de cuidadores e não receber visitas;

3 – Limitar a circulação do paciente e verificar se ambientes compartilhados, como cozinha e banheiro, são bem ventilados (manter as janelas abertas;

4 – O cuidador deve usar máscara cirúrgica bem ajustada ao rosto quando estiver na mesma sala e durante a manipulação da pessoa doente.

5 – Descartar a máscara cirúrgica imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos com água e sabonete ou álcool gel após a remoção da máscara.

6 – Ao lavar as mãos com água e sabonete, utilizar, preferencialmente, toalhas de papel descartáveis para secar aos mãos. Na ausência desse material, utilizar toalhas de pano e trocar quando ficarem molhadas.

7 – Etiqueta respiratória para todos: cobrir a boca e o nariz durante a tosse e espirros usando máscara cirúrgica, lenços de de papel ou cotovelo flexionado, seguido de higiene das mãos.

8 – Evitar o compartilhamento de escovas de dente, talheres, pratos, bebidas, toalhas ou roupas de cama.

9 – Limpar e desinfetar as superfícies frequentemente tocadas, como mesas de cabeceira, quadros de cama e outros móveis do quarto do paciente diariamente com desinfetante doméstico comum.

10 – Roupas limpas e sujas, roupas de cama, toalhas de banho e de mão do paciente devem ser lavadas com água e sabão comum. Evitar agitar a roupa suja.

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS).