Segunda-feira gelada no Paraná

A semana começou com temperaturas negativas em várias cidades do Paraná.

Em General Carneiro, no Sul do estado, os termômetros registraram -5,4 C às 8h, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Ainda de acordo com o instituto, em Cascavel a mínima foi de -1,8 C.

Uma massa de ar frio e seco avançou pelas diversas regiões do Paraná e derrubou de forma brusca as temperaturas. Há registro de geada em diversas cidades.

Abaixo as menores temperaturas no estado:

General Carneiro: -5,4°C
Guarapuava: -4,3ºC
Pinhão: -4,3°C
Ponta Grossa: -3,1°C
Palmas: -3,0°C
Pato Branco: -2,6ºC
Toledo: -2,6°C
Cascavel: -1,8ºC
Foz do Iguaçu: -0,5ºC
Curitiba: 1,6°C
Maringá: 2,5ºC
Londrina: 2,6ºC
Umuarama: 3,2ºC

Para amanhã (terça-feira, 20), os termômetros seguirão marcando temperaturas baixas. Em Cascavel a mínima deverá ser de 3 graus positivos e a máxima poderá chegar a 18. Hoje a máxima não deverá passar dos 13.

A partir de quarta-feira, o frio vai perdendo força, porém, com previsão de formação de geada em cidades das regiões Oeste, Sudoeste e Sul.

Sobre o boletim divulgado nesta manhã no Capital Geral, de que o estado poderá ser atingido pela geada negra, o SIMEPAR diz que não é possível afirmar se de fato o fenômeno ocorreu, já que os efeitos só são confirmados dias após o congelamento da seiva, que é o líquido que circula no interior do vegetal e contem princípios nutritivos para a planta. Trata-se de uma geada não perceptível aos olhos, diferente da geada branca que é visual, conforme as imagens enviadas pelos ouvintes da Rádio Capital FM e que você pode acompanhar pelo site capitalfm.com.br e em nossas redes sociais.

Fotos enviadas pelos ouvintes:

IDALINA PARMIGIANI HERGES – CAPITÃO LÊONIDAS MARQUES

 

 

 

 

 

 

 

GELSON MOCELIM DO BAIRRO ALTO ALEGRE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEANDRO MEDEIROS – REGIÃO DO LAGO