VARIAÇÃO NO PREÇO DO MATERIAL ESCOLAR EM CASCAVEL PODE CHEGAR A 300% DE DIFERENÇA. SEGUNDO PROCON A DICA É PESQUISAR

O PROCON DE CASCAVEL DIVULGOU, NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA, UMA PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAIS ESCOLARES PARA O ANO LETIVO DE 2020. O LEVANTAMENTO FOI REALIZADO EM OITO ESTABELECIMENTOS QUE REVENDEM OS ITENS E NESTA PESQUISA FOI CONSTATADA UMA VARIAÇÃO DE PREÇO DE ATÉ 300% DE UM LOCAL PARA OUTRO, COMO FOI O CASO DA COLA EM BASTÃO.

NO CASO DA CANETA ESFEROGRÁFICA, BASTANTE SOLICITADA, O VALOR PODE CHEGAR A DIFERENÇA DE 94% ENTRE O MAIOR E O MENOR PREÇO. O PRESIDENTE DO PROCON CASCAVEL, OTTO REIS, ALERTA PARA QUE OS PAIS E CONSUMIDORES PROCUREM FAZER A PESQUISA ANTES DE ADQUIRIR OS PRODUTOS E SE QUISEREM ECONOMIZAR AINDA MAIS, NÃO LEVEM AS CRIANÇAS NO MOMENTO DA COMPRA, PARA EVITAR PRODUTOS DE PERSONAGENS FAMOSOS, QUE NORMALMENTE SÃO MAIS CAROS. OUTRA DICA É COMPRAR A VISTA, SEMPRE QUE POSSÍVEL.

VALE LEMBRAR QUE OS MATERIAIS DE USO COLETIVO, COMO FITA ADESIVA, CARTOLINA, PAPEL PARA IMPRESSORA, PAPEL HIGIÊNICO, TALHERES E COPOS DESCARTÁVEIS, ENTRE OUTROS ITENS QUE NÃO SEJAM DE UTILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PELO ALUNO NÃO DEVEM CONSTAR NA LISTA DE MATERIAL ESCOLAR, CASO ISSO ACONTEÇA AS ESCOLAS PODEM SER MULTADAS.

AS PÚBLICAS NÃO PODEM SOLICITAR ESSE TIPO DE MATERIAL, QUE É DE RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO OU DO ESTADO. JÁ AS PARTICULARES NÃO PODEM COBRAR DIRETO DOS PAIS ESSES PRODUTOS, MAS INCLUÍ-LOS NA PLANILHA DE CUSTO APRESENTADA AOS PAIS NA MATRÍCULA.

CONFIRA A LISTA COMPLETA AQUI LISTA DE MATERIAL ESCOLAR.